Últimas Notícias
ATENÇÃO!! Novas regras para o serviço de proteção ao crédito no Paraná
Há 1 diaCódigo de Defesa do Consumidor Paranaense trás inovações para o Serviço de Proteção ao Crédito.
Clique para ver mais JurídicoDomicilio Judicial Eletrônico chegou também para as pessoas físicas
Há 5 diasA partir de 24/10 as pessoas físicas podem se cadastrar no DJE
Clique para ver mais JurídicoCNJ quer "desaforgar" a Justiça do Trabalho
Há 1 mêsCNJ resolve que os acordos extrajudiciais homologados pela Justiça do Trabalho terão efeito de quitação ampla, geral e irrevogável
Clique para ver mais JurídicoNotificação de negativação por meio eletrônico. Veja o entendimento do STJ sobre
Há 1 mêsSTJ uniformiza decisão a respeito da notificação por meio eletronico para fins de negativação
Clique para ver mais JurídicoDESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO ATÉ 2024
Há 1 mêsFoi aprovado pelo Governo Federal a Lei 14.973/2024, que determina a desoneração da folha de pagamento para o ano de 2024, com acréscimo gradual até sua oneração em 20% no de 2028.
Clique para ver maisNotificação de negativação por meio eletrônico. Veja o entendimento do STJ sobre
Por: Wallerya Miotto Grudzien
Há 1 mêsSTJ uniformiza decisão a respeito da notificação por meio eletronico para fins de negativação
Após muitas decisões divergentes, a 3ª Turma do STJ mudou o seu entendimento quanto a possibilidade da notificação prévia à negativação, ser realizada exclusivamente por meio eletronico ( SMS, email e aplicativo de celular), entendendo que tal meio de comunicação é valido para fins de comprovação do art. 43,°§2º do CDC, que prevê que a abertura de cadastro, ficha, registro e dados pessoais e de consumo deverá ser comunicada por escrito ao consumidor, quando não solicitada por ele, pois o que se exige é o envio por escrito. A 4ª Turma já tinha este mesmo entendimento e com isso, tem-se a uniformização a respeito do tema.
O requisito para tal validade é que deve-se haver a comprovação do envio e da entrega/recebimento pelo consumidor.
É importante ressaltar que isso não quer dizer que não irão mais ocorrer ações judiciais que discutam o tema, elas podem ocorrer, todos tem acesso à justiça, entretanto, a uniformização trás maior segurança juridica para o empresário no registro de inadimplentes, pois, caso acionado judicialmente, possuirá decisões favoráveis para sua defesa.
Tal decisão reflete os dias de hoje, onde praticamente todas as comunicações acontecem de forma eletronica, inclusive a comunicação do Poder Judiciário com os jurisdicionados, através do Domicilio Judicial Eletrônico, seria um retrocesso e tamanho prejuízo financeiro manter o envio exclusivamente por carta.
Por falar nisso, a FACIAP possui uma solução completa para consultas e registros de negativação, quer saber mais? Entre em contato conosco.