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A Importância do Canal do Panamá para o Comércio Internacional

Por: Helena Arriola Sperandio
Há 2 meses

Uma das maiores obras da engenharia, que conecta o Oceano Atlântico ao Pacífico, é fundamental para o comércio marítimo internacional

Durante minhas férias no ano de 2023, tive a oportunidade de visitar o Panamá, e conhecer uma das maiores obras da engenharia, o famoso Canal do Panamá.

 

O Canal liga os oceanos Atlântico, através do Mar do Caribe, e Pacífico, em seus 80 quilômetros de extensão, no ponto mais estreito do Istmo do Panamá e das Américas. O objetivo da construção do Canal foi encurtar distâncias, diminuir tempo e custo de transporte de todos os tipos de bens, trazendo inúmeros benefícios para o comércio internacional. Antes de sua construção, os navios que viajavam ao redor do mundo, em rotas da Europa e Ásia à costa oeste dos Estados Unidos, eram obrigados a contornar a América do Sul pelo Cabo Horn, no Chile, perigoso ponto no extremo sul das Américas.

 

Em razão da diferença de nível entre os oceanos e o Lago Gatun, responsável pela passagem de água entre os Oceanos Atlântico e Pacífico, o qual está a 26 metros acima do nível do mar, foi necessário construir um sistema de eclusas, que funcionam como um elevador de águas, que elevam os navios do nível do mar ao nível do lago Gatun, e vice-versa. Assim, após nivelamento do lago e oceano, as comportas se abrem para que o navio passe. Existem 3 eclusas no Canal do Panamá: Eclusa de Gatun, no lado do Oceano Atlântico e eclusas de Pedro Miguel e de Miraflores, no lado do Oceano Pacífico.

 

Visitei a eclusa de Miraflores, onde pude acompanhar o sistema de nivelamento das águas e passagem de um navio petroleiro.

 

Passam pelo canal todos os tipos de navios: navios de containers, navios-tanque, navios gaseiros (gás natural liquefeito e gás de petróleo liquefeito), navios-tanque químicos, navios de passageiros, navios graneleiro e navios Ro-Ro (navios de carga rolante).

 

O Canal do Panamá facilita o comércio marítimo mundial ao conectar 1920 portos no mundo inteiro ao realizar 180 rotas marítimas e atender a 170 países. No ano de 2023, foi computado o trânsito de 14080 navios no Canal.

 

Breve histórico:

 

O sonho de construir uma passagem de água ligando oceanos data do século 16, onde em 1.513 o governador Vasco Nuñez de Balboa, nomeado pelo rei espanhol, realizou uma expedição para atravessar o Istmo do Panamá. O Imperador Romano Charles V, por um decreto assinado em 1.534, ordenou o governador regional do Panamá a pesquisar uma rota para o Oceano Pacífico por meio do Rio Chagres. Após conclusão da pesquisa, o governador regional do Panamá concluiu que era impossível a construção de uma passagem.

 

Em 1.881 a França iniciou a construção do Canal, mas devido a doenças como febre amarela e malária, que mataram milhares de trabalhadores e engenheiros, e com a falência da empresa responsável, em 1898, a construção por parte da França foi interrompida. Os Estados Unidos assumiram a construção no ano de 1.904 e finalizaram a obra em 1.914.